terça-feira, 14 de agosto de 2012

História Eclesiástica


História Eclesiástica


Eusébio, bispo de Cesaréia, nasceu em cerca de 270 AD, faleceu no ano 339 AD. A data de seu nascimento só pode ser inferida de sua obra, pois ele narra a perseguição dos cristãos sob Valeriano 258-260 como sendo algo do passado, e os eventos seguintes como sendo contemporâneos seus.

Não se sabe onde nasceu, mais passou a maior e mais importante parte de sua vida em Cesaréia, na época a maior cidade romana da palestina. Era de família desconhecida mas certamente cristã. Como indica seu nome. Eusébio nada fala de si mesmo em sua obra. Foi bispo de Cesaréia de 313 ou 315 em diante.
Em 303 começa a última e maior perseguição aos cristãos, durando até 311. Não se sabe em que Circunstâncias Eusébio travessou essa Tormenta. Assistiu pessoalmente a martírios em Tiro e na Tebaida Egito, ele próprio foi preso mas não executado, tendo sido posteriormente acusado de apostasia.
Sua formação teológica foi baseada no estudo da obra de Orígenes. Durante os debates contra o arianismo, Eusébio foi um dos principais defensores de uma posição mediadora, que procurava manter unificada a idenfinição dogmática dos primeiros pais da Igreja. Para a dogmática posterior ele é suspeito de ser semi-ariano, o que pode ter sido a causa do rápido desaparecimento de muitos de seus escritos.
Sua obra se constitui de livros históricos, apologéticos, de exegese bíblica e doutrinários. Escreveu mais de 120 volumes, a maioria dos quais perdidos, alguns são conhecidos apenas por citações. Dos originais restam nada mais do que fragmentos.
Tratou de todos os temas e personalidades ligados à Igreja, citando extensamente e comentando cerca de 250 obras de muitos autores que de outra maneira estariam perdidos, sendo conhecidos apenas através de Eusébio de Cesaréia.

História Eclesiástica - Eusébio de Cesaréia

Nenhum comentário:

Postar um comentário